Uma questão de peso



Será para este ideal de beleza que caminhamos? Onde estão as mulheres balzaquianas ou as musas de Ticciano de carnes fartas e formas voluptuosas? As notícias sobre mulheres que sucumbem fatalmente à anorexia, à bulimia e a todo um rol de graves perturbações alimentares sucedem-se a um ritmo alarmante. E este preocupante fenómeno não atinge apenas modelos e profissionais da moda, mas as cidadãs comuns que se vêem forçadas a emagrecer de forma compulsiva.

Não obstante, surgem blogs em defesa deste estilo de vida doentio e desesperado. No fundo, o que se propõe é toda uma vida de abstinência, num eterno Ramadão ilógico e, inevitavelmente, fatal.

Lembro-me de ter lido algures que a palavra preferida de Jorge Amado, na língua portuguesa, era (nem mais nem menos) do que "bunda". Pelos casos de anorexia que têm surgido no Brasil, nos últimos tempos, e que tantas vidas de jovens ceifaram, parece que também aí, país sobejamente conhecido pela beleza das formas femininas e pelo culto do corpo bem delineado, se começa a ceder a este estranho apelo do emagrecimento desenfreado. Donde já não restam "bundinhas", apenas solidão, carência e, no final da linha, a morte, sempre à espreita.

Não deixa de ser irónico que, nos países desenvolvidos, se abdique voluntariamente de alimentos que escasseiam nos países em que se (sobre)vive abaixo do limiar da pobreza...

Comentários

Rita Nery disse…
Anorexia é uma doença grave, a qual carece de acompanhamento médico a todos os níveis, principalmente ao nível psicológico.
Mas antes de se arranjar remédio para esta doença, devia-se antes tentar evitá-la, tornar o assunto tão banal a ponto de nem sequer se falar nele.
O nosso aspecto conta muito, e não é só para nós mesmos, são poucas as pessoas que conseguem ignorar os devaneios da moda...mas colocar as nossas vidas em risco, parece-me demais.
O que me assusta, é que não é por falta de informação, por ignorância que estes casos sucedem...é a falta de personalidade, a falta de estruturas psicológicas, familiares sólidas, a falta de objectivos realmente importantes...entre tantas outras coisas, continua a prevalecer.
Não entendo como as pessoas possam não gostar de si mesmas, o minimo indispensavel, nem que não seja apenas para não se considerarem feias...e há tantas formas de se ser bonito...
Beijinhas:)
Vica disse…
Seria bom que abdicassem dos alimentos e os doassem a quem precisa, mas não é o que ocorre. As pessoas são, a maioria, egoístas e megalomaníacas...
Al Cardoso disse…
Poor Barbi!!!

No entanto e uma doenca terrivel!

Um abraco fornense.

Mensagens populares