quarta-feira, abril 23, 2008

Afinal os óculos a 3D funcionam!

Quem não se lembra de uns óculos (supostamente a 3D) que eram distribuídos há imensos anos atrás com os jornais e que, com os quais, segundo nos afiançavam, poderíamos ver o temível monstro do Loch Ness? Não sei se era do sono ou da tremenda excitação que senti na altura – era uma criança ainda – mas o que é facto é que nunca consegui ver nada e a desilusão que se instalou desde então foi marcante…
Hoje consegui vencer esse trauma de infância e percebi que afinal há óculos a 3D que funcionam de facto! Fui ver o filme U2 3D que constitui uma experiência verdadeiramente alucinante. O concerto foi filmado na América Latina e, através daqueles óculos verdadeiramente irreais com um certo toque retro (que por si só são motivo de comédia), sentíamo-nos parte daquela multidão ondulante que entoava as canções que se converteram em autênticos hinos da mítica banda irlandesa.
Mesmo para quem não aprecie particularmente a música dos U2, não ficará indiferente à grandiosidade do espectáculo, aos efeitos visuais e sonoros, à envolvência daquelas músicas que nos fazem recuar no tempo e nos embalam ao sabor de letras que entoamos de cor e salteado.
O que mais me marcou, além de toda a alucinação visual que os tais óculos milagrosos proporcionaram, foi o poder da mensagem política veiculada: o entendimento entre as grandes religiões monoteístas; a defesa dos direitos humanos; o pacifismo e ainda que essa postura política possa ser confundida com oportunismo ou com uma atitude de certa forma politicamente correcta, é sem dúvida muito louvável que uma banda com tamanha força e projecção internacional contribua para o despertar das mentes adormecidas e desumanizadas, levando-as a pensar para além do seu próprio umbigo. Porque a realidade é muito mais vasta do que aquilo que nos pretendem vender.
E não é que os óculos funcionam mesmo?!...
Post Scriptum - Os óculos da imagem eram do género dos tais do Loch Ness...

Follow my blog with Bloglovin