outros carnavais...


E hoje é dia de Óscares! Vivo sempre este dia, ou por outra, esta madrugada com muita intensidade, pois o espectáculo da atribuição dos Óscares é invariavelmente grandioso e, sobretudo, inesperado.
Na época pré-óscares surgem quase sempre imensos filmes de qualidade e a escolha torna-se particularmente árdua.
Daqueles filmes que este ano estão na corrida, ainda "só" vi o fenomenal "Slumdog Millionaire", realizado pelo britânico Danny Boyle que realizou, por exemplo, o icónico "Trainspotting" ou "A Praia".
"Slumdog Millionaire" enquadra-se muito naquele tipo de filme guiado por preocupações sociais e que denuncia com eloquência e poesia o rumo alucinado que o mundo por vezes toma. Filmado em Bombaim (com uma fotografia absolutamente notável), este filme vai ao âmago da dura realidade social indiana, dominada pelas gritantes discrepâncias entre os ricos e os desesperadamente pobres, os chamados "slumdogs" que aprendem desde crianças a (sobre)viver e a encontrar as mais diversas defesas para fazer face a uma realidade muito cruel e pouco poética.
No entanto, neste submundo de pobreza extrema e de miséria total, há ainda lugar para a criação de elos inabaláveis entre os seres humanos e para a poesia que só o Amor genuíno liberta.
Um concurso que se tornou um ícone no mundo globalizado - "Quem quer ser milionário" - num país dual como a Índia adquire uma importância tremenda. Ele pode ser o sinónimo de libertação e de passaporte para uma vida materialmente estável, com todas as condições de que dispomos no Ocidente e que tomamos como dado adquirido, sem sequer nos lembrarmos que há pontos desta aldeia global em que a escassez é absoluta e o desespero imenso.
No filme, joga-se muito com o Tempo que avança e recua permanentemente e, no meio destes avanços e recuos, vamos assistindo ao concurso e à forma genial como um "slumdog", proveninente dos bairros mais miseráveis de Bombaim (como as favelas), vai respondendo às perguntas que lhe são colocadas.
Porém, as respostas, ainda que certeiras, escondem sempre laivos de tragédia e esse permanente levantar do véu é verdadeiramente genial neste filme de Danny Boyle. As respostas são alcançadas à custa de um sofrimento inimaginável e não pelos trilhos convencionais da aprendizagem. Porque neste mundo de pobreza atroz, a realidade é demasiado penosa e as suas implicações devastadoras.
Uma viagem comovente ao coração da Índia e da essência humana...
Veja aqui o trailer:

Comentários

Jaymz disse…
Por acaso só ontem é que consegui ver este filme, e é sem dúvida alguma muito bom, um verdadeiro candidato à tão desejada estatueta dourada.
A única coisa que tinha ouvido sobre este filme é que estava relacionado com o tal concurso "Quem quer ser milionário" mas interrogava-me como era possível um filme que tinha por base um concurso televisivo poder ser tão elogiado pela crítica, ter ganho os prémios que já arrecadou, e estar nomeado para os óscares.
Mas depois de ver "Slumdog Millionaire" percebe-se que o concurso é um mero pretexto para tudo o resto ser revelado e espelhado, tal como descreve no seu post.
Dos cinco filmes candidatos, para mim o "The Curious Case of Benjamin Button" seria o vencedor, mas algo me diz que "Slumdog Millionaire" irá ser o vencedor.
Saúdde Perfeita disse…
Um filme verdadeiramente fenomenal.
Beijinho
Vica disse…
Vi esse filme ontem, é mesmo sensacional.

Mensagens populares