Boa noite e bons livros
















Tenho esta mania irritante de ler muitos livros ao mesmo tempo e de, no fundo, me ser cada vez mais difícil concentrar num só e lê-lo de fio a pavio.
Andava eu na Fnac de Coimbra (creio que já não tardará muito até que a Fnac chegue à cidade-berço de Viriato...), nas minhas deambulações habituais pela secção de Literatura, eis senão quando me deparei com um romance que, desde logo, me cativou pelo título - Alentejo Blue - sendo da autoria de uma escritora britânica com raízes no Bangladesh, Monica Ali (na foto).
Esta amálgama cultural é, à partida, extremamente cativante, despertando a curiosidade do leitor mais ávido e fervoroso.
Monica Ali foi considerada pela Granta uma das 20 escritoras mais promissoras do Reino Unido, após a publicação do seu primeiro romance Brick Lane.
No entanto, o que mais me atraíu neste romance (que comecei a ler ontem à noite) foi a questão da perspectiva. Como é que somos radiografados por um olhar externo? Tratando-se, sobretudo, de uma autora que vive no cruzamento de duas culturas: a britânica (e ainda com resquícios imperiais e colonizadores) e a cultura do Bangladesh, antiga colónia do Império Britânico.
Na entrevista que deu à revista Actual do Expresso deste sábado, Monica Ali afirma não pertencer a qualquer cultura vigente. Interessa-lhe escrever sobre uma plêiade de temas, não se cingindo ao rótulo redutor do "romance multicultural". Daí ter optado por escrever sobre o Alentejo - para a autora, a personagem principal do romance- . O Alentejo e, em última instância Portugal, é um lugar estranho, diferente, exótico, envolto num contexto sócio-cultural diverso.
Foi, de facto, uma escolha muito inteligente por parte da autora, pois só demonstra um saudável desejo de não ser previsível e de alargar os terrenos temáticos dos seus romances.
Do ponto de vista de um Português, parece muito empolgante ler sobre o nosso país através de um olhar embebido noutras culturas de origem.
Vou devorar este Alentejo pintado em tons de azul!...

Comentários

Mensagens populares