El cielo gira

Até ao final de Fevereiro, decorrerá um ciclo de cinema do Cine Clube de Viseu com o leitmotiv: “As cidades e as serras”, onde passarão filmes como: “Volver” de Almodôvar, “Rebeldes de Bairro” de Larry Clark (realizador do polémico “Kids”) ou “Através das oliveiras” do consagrado realizador iraniano Abbas Kiarostami.
Ontem foi a vez do documentário da realizadora espanhola Mercedes Alvarez: “El cielo gira” que se centra na observação meticulosa e prolongada da vida de uma aldeia remota, Aldealseñor, com os ses 14 habitantes, em que o número de mortos suplanta o dos vivos.
Esteticamente, este documentário oferece imagens de incontornável beleza, detendo-se no poder do pormenor - o sol a irromper pela manhã gélida, o fascínio de uma paisagem natural despojada e particularmente convidativa a momentos de introspecção, o deleite que se retira de uma sesta num dia de calor – tudo isto envolto numa aura de serena contemplação, numa aurea mediocritas que parecia já extinta nos tempos frenéticos da contemporaneidade.
Pelo filme perpassa uma noção muito interessante (já tematizada por Kundera) que é a da lentidão. Tudo se processa a um ritmo muito pausado (por vezes, quase desesperante), parecendo mesmo que nada de relevante ocorre.
No entanto, o silêncio da paisagem envolvente é rompido pelas conversas espirituosas dos habitantes envelhecidos que destilam a sua ironia corrosiva em cada frase. Encaram a morte com absoluta naturalidade, convivem com os mortos como se estes fossem ainda vivos (há um “personagem” que confessa ter encontrado a cabeça de um morto nas suas escavações e de lhe ter tocado no cabelo!).
Vêem passar as caravanas políticas do PSOE e do PP que lá deixam apenas dois cartazes de propaganda, mas ressentem-se por não falarem com eles directamente, por não os interepelarem, num estado de manifesta invisibilidade. No entanto, os habitantes de Aldealseñor discutem com tremenda perspicácia os temas quentes da política internacional, condenando a invasão do Iraque (o filme data de 2003) e a política (sempre) ambígua dos Estados Unidos, os eternos dois pesos e duas medidas com que fazem valer a sua hegemonia mundial (a verdade é tão óbvia).
O passar dos anos, o despojamento, o isolamento cruel, a cortina de silêncio despertou neles uma lucidez desarmante. Não há nada que os inquiete, nem mesmo a morte.
O tempo é um luxo a que poucos se podem dar. E aqui, nesta aldeia longínqua da região de Castela, ele parece ainda subsistir…

Comentários

Mensagens populares