Pelos mares da lusofonia


O concerto de Tito Paris, acompanhado dos seus soberbos músicos, no Teatro Viriato, foi absolutamente memorável! Um verdadeiro marco de uma noite plena de música que contrastava, de modo flagrante, com uma noite chuvosa e gélida, num fim-de-semana de todas as intempéries. Mas como reza a sabedoria popular: "depois da tempestade vem a bonança" e esta fez-se sentir no palco do Teatro Viriato.
Logo que este artista único da lusofonia subiu ao palco e soltou a sua voz quente e terna, o público já estava completamente rendido. Por entre mornas e coladeras, embalados pelos ritmos quentes e aconchegantes de Cabo Verde, a música de Tito Paris fazia-nos pairar e voar, voar até espaços longínquos, habitados unicamente pela poesia e pela beleza da língua portuguesa. Este é o nosso grande Património comum, um motivo de indisfarçável orgulho que, como que por artes mágicas, une todos os falantes desta língua falada nos quatro cantos do mundo.
Nos inúmeros diálogos que estabelecia com o público, brindando-o com uma simpatia desarmante, Tito Paris ora falava em crioulo (para a considerável comunidade cabo-verdiana que se encontrava no concerto, expeditamente munida de bandeira nacional!), ora em Português, mas sempre marcado por uma doçura indescritível, criando um elo, basicamente, inabalável.
A ternura das palavras e da poesia atravessava os mares da lusofonia e acolhia-nos no seu regaço aconchegante. A música de Tito Paris leva-nos ao território dos sonhos falados na língua de Camões, de Pessoa, de Amado, de Agualusa, de Germano Almeida, de Pepetela, de Mia Couto e de tantos outros que nos revelam a beleza imensa das palavras que se pensam, se dizem e se metamorfoseiam, em Português!...
Página de Tito Paris no MySpace, disponível neste link.

Comentários

Lcego disse…
Foi lindo memorável... eu que estava na última frisa nem resisti e tive de vir no final dançar lá bem na frente! deixou sodade!
Recomendo o Me gusta da companhia Laika, trabalhei com eles no hotel Tomilho e é do melhorrrrrrrrrr...
Saúdde Perfeita disse…
Pois é,por pouco não fui ver o concerto... infelizmente a vida nem sempre permite que se satisfaçam todos os nossos desejos... ainda bem que gostaste, como não gostar não é?!
Beijinho
Saudades
Paulo Roberto! disse…
Olá! Tem um selo pra você no meu blog, um presentinho! ^^

Abraços!

Mensagens populares