Lua de fel

Por vezes, o Brasil que vemos retratado em filmes como "Carandiru" vem à tona. Não é mera coincidência qualquer semelhança com a verdade dos factos. Quem vê no Brasil um mero paraíso na terra, com praias inigualáveis, ideais para passar a lua-de-mel e afins vê apenas uma meia-verdade. A realidade das prisões brasileiras não é, de todo, feita de mel, mas de fel.
É já um lugar-comum definir o Brasil como um país de abissais contrastes, pêndulo que oscila freneticamente entre riqueza e miséria, opulência e carência. Por melhores e mais nobres que sejam as intenções dos governos sucessivos do Brasil, a verdade é que vários factores concorrem para a profunda ingovernabilidade deste país: a dimensão continental, o historial de corrupção das classes governantes, a inexistência de uma classe média e, o mais importante, poderio tremendo do tráfico de droga.
São disso exemplo os recentes motins nas prisões de São Paulo que, no total, fizeram 300 mortos intra e extra-muros, além de uma onda de tumulto, agitação social e destruição material.
O rosto do PCC - Primeiro Comando da Capital - chama-se Marcola. (Estes nomes são sempre "cómicos", como se fossem um eufemismo que ameniza a crua e dura realidade. Veja-se outro nome deste género: Fernandinho Beira-Mar.)
Além de ser o líder discreto e o cérebro deste grupo, Marcola é um intelectual que devora livros com sofreguidão. Afirma, com orgulho, já ter lido 3.000 livros!
Diz-se que na milenar Arte da Guerra de Shun Tzu bebeu a inspiração para mexer as peças de um perigoso xadrez e ... fazer xeque-mate. As autoridades brasileiras acabaram por ceder às suas exigências: desde a mudança de cor do uniforme dos presidiários (de amarelo para caqui) até à colocação de ecrãs plasma nas suas celas. Afinal de contas, vem aí o Mundial!
Há sempre um vulcão adormecido prestes a despertar, no Brasil...

"A Guerra é um assunto de vital importância para o Estado, uma vez que é necessário manter a paz. Por isso, compete estudá-la". Shun Tzu, em A Arte da Guerra

Comentários

Al Cardoso disse…
E realmente triste quando um governo tem que negociar com criminais, que nos reservara a seguir a historia/

Um abraco beirao.
Anónimo disse…
Eres como un sueño que no recordamos, pero que nos hace despertar alegres".
Agrégame al Messenger: jfrancisco70@hotmail.com
francisco

Mensagens populares